terça-feira, 6 de abril de 2010

O ano, 1989. Muitos fatos marcantes fechando a década.


Eleições diretas, cai o Muro de Berlim, morrem Raul Seixas, Nara Leão e Luiz Gonzaga, Zico joga pela última vez, naufraga o Bateau Mouche, Naji Narras quase quebra as bolsas do Rio e de São Paulo, o Brasil classifica-se para a copa de 90, Dalai Lama ganha o Prêmio Nobel da Paz, Rain Man vence o Oscar, Imperatriz Leopoldinense vence o Carnaval, 96 torcedores morrem em Liverpool, o inglês Tim Berners-Lee apresenta o primeiro conceito do que seria a Word Wide Web e entre outros fatos ... a 1ªedição do novo jornal “O Comunitário”.

Naquele momento, Nye Ribeiro, amiga tão querida , colaboradora de tantos anos e editora do jornal, trabalha na sua montagem, abordando uma nova concepção em sua construção, que acompanha as alterações de um novo tempo.

As ideias sempre efervescendo em sua cabeça e a abertura de um momento em que o novo miscigena-se à história já construída, e a composição dos temas reflete as influências dessa nova época.

É rotina dos pais e dos professores passarem por ela contando situações , falas e conclusões tiradas das observações feitas pelas crianças. Diante de tantas histórias contadas e do inusitado proposto pelos pequenos, surge... CRIANÇA TEM CADA UMA...

Foi a partir desse momento que o nosso jornal e o nosso cotidiano passaram a contar com o registro das indagações, das dúvidas, das deduções, das desconfianças, das surpresas e muito mais; frases vindas de nossos pequenos e que tanto foram motivo de risos, emoções e surpresa .
A lógica deles é muito mais simples, imediata e criativa....

Dona Amélia, com toda sua sabedoria e sensibilidade, sempre acompanhou e valorizou muito essas falas e repassou esses registros que nos aproximam da pureza e da perspicácia, e que tanto nos encantam.

Estamos retomando esse espaço no nosso blog e contamos com a colaboração de quem tiver “casos” para contar...

Vou relembrar algumas falas e contar outras atuais...

1989 – César (na época jardim A), referindo-se ao novo Comunitário:

“- Quando minha avó “ver” o jornal com a minha fotografia, vai achar que eu sou o presidente”
alguns anos depois... duas alunas do maternal 3 passando em frente a classe da Alba:
- vamo, a gente tá indo pra “bibloteca”, a outra com ar de superioridade corrigiu:
- não é “bibloteca” é “bliiioooteca”!


Há alguns dias:

Diante das pegadas do “Coelho da Páscoa” na classe do infantil 2 a coordenadora exclama: acho que o Coelho pisou na tinta branca e deixou pegadas...
Arthur com cara de: que absurdo você está falando retoma:
- não é isso, o Coelho é que é branco, então suas pegadas são brancas...

Por hoje é só, beijos a todos, Maria Ida


Nenhum comentário:

Postar um comentário